A inserção da tecnologia na educação em Taubaté
Pensar na
educação sem levar em conta os contextos do mundo contemporâneo que abrangem as
esferas das dimensões sociais, é o mesmo que entender a educação como uma área
fragmentada dentro do conhecimento humano. Segundo Albert Einstein, educar não
é a execução de apenas uma tarefa, mas a formação de uma personalidade. Tendo
em vista que todas as informações e experiências vivenciadas pelo indivíduo
formam a sua personalidade, a educação possui um papel primordial na sua vida.
Atualmente, os
desafios da educação estão cada vez maiores devido à evolução tecnológica. As
informações se disseminam cada vez mais rapidamente, o que exige mudanças de
hábitos e valores na vida do ser humano, sendo que para acompanhar a velocidade
da tecnologia, é necessário ter o raciocínio e o pensamento mais rápidos.Os
benefícios trazidos pela tecnologia à educação são muitos. As técnicas e
recursos tecnológicos não funcionam apenas como ferramentas para auxiliar o
processo de aprendizagem, mas já fazem parte da vida do indivíduo como um todo.
O compromisso
do docente com os aspectos relacionados ao uso da tecnologia em sala de aula
deve ser questionado e levado em conta junto com o processo de evolução da
sociedade, assim como o conhecimento das ferramentas tecnológicas e como serão
utilizadas em prol da educação. Dessa forma, o educador deve ser criativo e
dinâmico, a fim de atender a demanda pedagógica de um mundo tecnológico e
globalizado. As aulas modernizadas podem ser adaptadas a diversos tipos de
alunos e diferentes faixas etárias com variados níveis de aprendizado. A
questão é realizar a mudança e estimular os docentes a utilizar a mesma
linguagem do aluno ao fazer parte do seu mundo modernizado e como consequência,
acompanhar o ritmo da sociedade atual.
Os professores
da rede municipal de Taubaté receberam tablets educacionais do governo para
auxiliar o ensino e as escolas municipais do município são equipadas com
computadores em laboratórios de informática, os quais são utilizados pelos
alunos do Ensino Fundamental, tanto para aulas de informática quanto para
auxílio às aulas de outras disciplinas. A maioria das escolas possui acesso à
internet e conta com softwares livres, sistemas operacionais gratuitos que
disponibilizam jogos educativos para a aprendizagem dos alunos. Foram
realizadas capacitações para os professores e monitores de informática na
Secretaria de Educação,a fim de integrar as novas tecnologias às unidades
escolares.
A integração
da tecnologia à educação ainda é um desafio para os docentes e muitas vezes, as
formações se restringem à teoria e o professor precisa buscar o conhecimento e
o interesse pela informática no cotidiano, a fim de garantir domínio e
segurança no uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula. Embora ainda
exista essa dificuldade, grande parte do corpo docente e dos gestores das
escolas tem ciência sobre a importância e o potencial dos recursos
tecnológicos, tendo em vista a aproximação dos professores e alunos durante o
aprendizado e a exploração dos conteúdos de forma mais interativa, o que torna
as aulas mais atrativas e o aluno mais ativo e participativo. Sendo assim, a
tecnologia pode ser considerada um dos principais fatores responsáveis pelo
aumento da qualidade educacional.
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