sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tecnologia e Educação


A inserção da tecnologia na educação em Taubaté

Pensar na educação sem levar em conta os contextos do mundo contemporâneo que abrangem as esferas das dimensões sociais, é o mesmo que entender a educação como uma área fragmentada dentro do conhecimento humano. Segundo Albert Einstein, educar não é a execução de apenas uma tarefa, mas a formação de uma personalidade. Tendo em vista que todas as informações e experiências vivenciadas pelo indivíduo formam a sua personalidade, a educação possui um papel primordial na sua vida.


Atualmente, os desafios da educação estão cada vez maiores devido à evolução tecnológica. As informações se disseminam cada vez mais rapidamente, o que exige mudanças de hábitos e valores na vida do ser humano, sendo que para acompanhar a velocidade da tecnologia, é necessário ter o raciocínio e o pensamento mais rápidos.Os benefícios trazidos pela tecnologia à educação são muitos. As técnicas e recursos tecnológicos não funcionam apenas como ferramentas para auxiliar o processo de aprendizagem, mas já fazem parte da vida do indivíduo como um todo.


O compromisso do docente com os aspectos relacionados ao uso da tecnologia em sala de aula deve ser questionado e levado em conta junto com o processo de evolução da sociedade, assim como o conhecimento das ferramentas tecnológicas e como serão utilizadas em prol da educação. Dessa forma, o educador deve ser criativo e dinâmico, a fim de atender a demanda pedagógica de um mundo tecnológico e globalizado. As aulas modernizadas podem ser adaptadas a diversos tipos de alunos e diferentes faixas etárias com variados níveis de aprendizado. A questão é realizar a mudança e estimular os docentes a utilizar a mesma linguagem do aluno ao fazer parte do seu mundo modernizado e como consequência, acompanhar o ritmo da sociedade atual. 


Os professores da rede municipal de Taubaté receberam tablets educacionais do governo para auxiliar o ensino e as escolas municipais do município são equipadas com computadores em laboratórios de informática, os quais são utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental, tanto para aulas de informática quanto para auxílio às aulas de outras disciplinas. A maioria das escolas possui acesso à internet e conta com softwares livres, sistemas operacionais gratuitos que disponibilizam jogos educativos para a aprendizagem dos alunos. Foram realizadas capacitações para os professores e monitores de informática na Secretaria de Educação,a fim de integrar as novas tecnologias às unidades escolares.


A integração da tecnologia à educação ainda é um desafio para os docentes e muitas vezes, as formações se restringem à teoria e o professor precisa buscar o conhecimento e o interesse pela informática no cotidiano, a fim de garantir domínio e segurança no uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula. Embora ainda exista essa dificuldade, grande parte do corpo docente e dos gestores das escolas tem ciência sobre a importância e o potencial dos recursos tecnológicos, tendo em vista a aproximação dos professores e alunos durante o aprendizado e a exploração dos conteúdos de forma mais interativa, o que torna as aulas mais atrativas e o aluno mais ativo e participativo. Sendo assim, a tecnologia pode ser considerada um dos principais fatores responsáveis pelo aumento da qualidade educacional. 

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